domingo, 28 de outubro de 2012

MODELO MOSTRA QUE ‘GORDINHA’ NÃO É SINÔNIMO DE REJEIÇÃO OU BAIXA ESTIMA

Uma das mais sexies da internet: Loura com 112 centímetros de busto, 90 de cintura e 120 de quadril foi eleita uma das mulheres mais sexies da rede por revista brasileira
Foto: Divulgação
Uma loira com 112 centímetros de busto, 90 de cintura e 120 de quadril foi eleita uma das mulheres mais sexies da internet por uma revista brasileira. A jornalista e modelo plus size Simone Fiúza, de 25 anos e manequim 46, conquistou o 50º lugar com o apoio dos fãs.

“Acho que a votação é um exemplo de identificação por parte das pessoas. As modelos plus size representam uma realidade muito mais presente do que a dos desfiles tradicionais”, conta.

Modelo há sete anos, ela sempre foi uma criança gordinha. No entanto, os quilinhos a mais nunca impediram que Simone fosse vaidosa e fascinada por tratamentos estéticos e moda. Saltos altos, shortinhos e muitos acessórios fazem parte do seu guarda-roupa, inclusive lingeries sensuais. Ela diz que nunca faltaram namorados dos mais variados tipos físicos e, após a eleição, as cantadas aumentaram.

“Gosto de roupas modernas, assim como toda magrinha. Como faço parte do mundo da moda, não tenho muita dificuldade para encontrá-las. Mas o preço ainda é alto. Já perguntei a lojistas o motivo, mas ninguém soube me responder”, explica a modelo de 95 quilos distribuídos em 1,71 metro de altura.

Por concentrar um grande número de confecções voltadas para esse estilo, São Paulo reúne as agências que contratam modelos desse tipo. A booker da Ten Model, Fran Kohut, de 30 anos, conta que a agência tem um casting de 200 modelos voltado para diversos segmentos. Para o plus size são duas modelos, uma loira e outra morena, pois o mercado ainda está se adaptando à nova tendência e mais modelos significaria uma concorrência interna. Não há uma idade limite, basta ser maior de 18 anos.

“Tem que ser muito bonita de rosto e ter uma boa proporção, ou seja, vestir bem uma roupa. É fundamental ser bem desenvolta, pois sempre surgem perguntas embaraçosas para este tipo de modelo”, explica Fran.

Desfiles para conquistar marcas

Embora não haja números exatos, é possível constatar que o mercado da moda plus size vem crescendo nos últimos anos. E, para dar conta da demanda, as jornalistas Renata Poskus, de 28 anos, e Ana Cristina de Souza, de 54 anos, organizam o Fashion Weekend Plus Size, que tem também um salão de negócios, ambos em São Paulo. A quinta edição será em fevereiro e terá a participação de 20 grifes.

Renata Poskus teve a ideia de organizar o desfile após criar o blog “Mulherão”, em que mostra para as mulheres que é possível ser feliz com o corpo que Deus lhes deu. Ela conta que no primeiro desfile que organizou foi difícil conquistar a confiança das grifes, embora fosse uma oportunidade das lojas mostrarem o seu trabalho.

“É importante esclarecer que a moda plus size não é para gordinhos, pois começa a partir do tamanho 44. É para pessoas grandes. Nos EUA e na Europa, eles costumam dividir em plus size e BBW (big beautiful woman, tamanho acima de 60). De acordo com dados do IBGE, a população brasileira está maior. Queremos mostrar a mulher real”, explica a blogueira e modelo.

“Tamanho grande sempre existiu, mas era o que acontecia com roupas para grávidas. Não tinha conceito e nem modelagem. Em geral, as pessoas estão maiores e querem se vestir bem”, conta Ana Cristina.

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